Por Cesar Tavares
O quê significa jogão no futebol? Sim uma pergunta aberta com incontáveis respostas certas, poderíamos aqui dizer que para termos um jogão precisamos ter dois grandes times, com tradição, com representatividade, com camisas pesadas que formam, apoiam e abrigam atletas apaixonados.
Mas nada adianta se o tempero mais gosto não estiver presente, sim eu digo a torcida, um grupo de pessoas, amigos, familiares, namoradas, esposas, simpatizantes, que separaram um momento do seu domingo, enfrentaram o sol forte, para prestigiar, torcer, empurrar a sua agremiação favorita, eles são a força quando não se tem mais, eles são o coração, é algo a mais do que propriamente um preparo físico é algo emocional que fazem esses jogadores irem além dos 100% em uma partida.
Mas para um grande jogo, como citado, precisa ter a torcida e um lugar apropriado para recebe-los, e como é bom ver o Nicolau Alayon cheio, homens, mulheres, idosos, crianças cada do seu lado, torcendo pelo seu time, onde a única briga era para quem gritava mais alto.

Na receita do jogão já tempos os dois grandes times, temos a torcida temos o palco, mas claro que dá para melhorar e melhorar muito, imagine se nesse jogo valesse um título de campeão, mais que isso, que o vencedor levaria o troféu dos jogos da cidade, e que esse evento tivesse a chance e a organização da Prefeitura de São Paulo, com a Secretaria de Esporte e Lazer, preparando uma super estrutura, digna das grandes decisões, hotel, alimentação, concentração, conversa com craque, transporte, uniformes, segurança, tudo o quê eles podem ter, e tiveram, Sim senhoras e senhores, Atlântico e Euro fizeram um jogão!!!!

Se um bom roteiro de cinema, tem que ter, drama, inquietude, surpresa, ansiedade, superação, emoção e conquista, podemos dizer que Euro e Atlantic0a fizeram isso, o primeiro tempo muito disputado, não tinha bola perdia, os jogadores foram até o limite onde a alma aguentava, jogo lá e cá, como é bom ver jogão, ainda no primeiro tempo o Euro abril o placar. e conseguiu ficar em vantagem até o intervalo, no segundo tempo, jogo duro, temperatura alta, sol forte, calor intenso, mas o foco do dois times era de ser campeão, Euro segura o jogo, Atlântico busca o empate, o corpo muitas das vezes já não respondia o anseio de fazer, algumas câimbras, jogo truncado, a própria arbitra auxiliar passou mal, mas isso não os impedia de ir em busca do objetivo, mancando, esgotados, cansado, mas com a força mental de um profissional, tiveram um fim de semana de profissional, mas na alma são….. o Atlântico conquista o empate e vamos para a decisão para os pênaltis.

Nesse momento surgi um personagem, Zezos, goleiro do Atlântico, a série estava perfeito para os dois times, até o décimo pênalti, o quinto para a equipe do Euro, chute no canto direito, o boné cai, mas a bola não passa, Zezos defende e dá o título ao Atlântico, mas não comemora, cai em lágrimas, ele é abraçado pelos seus companheiros, e segue chorando, um filme passa na mente dele, afinal no futebol, no esporte na vida passamos por alto e baixos, e se tornamos vencedores quando superamos os nossos próprio sentimentos. Zezos desabafou, “Hoje é um dia especial, fui muito criticado, disseram que não chegaria a lugar nenhum, não aqui um outro time, mas o Atlântico me abriu as portas me deu oportunidade e eu conseguir, ser goleiro não é fácil, é um dom, porque eu não consigo treinar, eu levanto todo dia três e meia da manhã todo dia para ir trabalhar e levar o sustento a minha família que eu amo, e corta meu coração vê-lo chorar, hoje eu chorei de emoção porque eles estão aqui, eu vivi um sonho, obrigado a prefeitura e todos os organizadores por esse momento”.


Em um simbolismo máximo de respeito ao esporte, de espírito esportivo o Atlântico fez um corredor para aplaudir o Euro na premiação do segundo colocado, após a premiação o Euro retornou à posição inicial de subida para retribuir os aplausos ao campeão. Uma aula de cidadania e respeito esportivo, afinal o Euro tem um lema “Para ser considerado um time campeão não, necessariamente, necessita de títulos ou taças! Nosso maior título ou conquista é nossa amizade, nossas vivencias e tudo aqui que fazemos pelo nosso bairro e amigos, hoje somos muito mais que cores e valores! Somos uma família gigante que lutamos por nossas cores e deixamos claro nossos valores”. Texto publicado no Instagram do Euro, e afirmo quem escreve assim, jamais pode ser considerado derrotado ou irá ser.


E assim, como os grandes filmes tem continuidade, espero ver muito em breve o capítulo dois desse jogão, e quem sabe uma trilogia. Euro e Atlântico fizeram uma partida na essência do que é esporte, dois grandes campeões